História do Ford Modelo A e Nosso Guerreiro Ford Model A 1931 De Luxe Phaeton

Produzido entre os anos de 1928 e 1931, o Ford Modelo A foi o segundo carro de maior sucesso da montadora Ford Motor Company. Sucessor do Ford Model T, que iniciou sua produção em 1908 e finalizou em 1927. Ainda antes do Model T, tivemos o antecessor que, por curiosidade, também se apresentava pelo nome Model A nos anos de 1903 e 1904.

O Modelo A, mais conhecido após o ano de 1928, foi mais um grande marco para a montadora, pois trazia consigo uma grande gama de cores além da clássica pintura na cor preta, sua dirigibilidade mais simples e rodas raiadas de 21 polegadas.

Esse modelo começou sua produção no final do ano de 1927, a partir disso, suas vendas foram um sucesso, aumentando ano após ano. Entre 1928 e 1931 foram produzidos cerca de 4 milhões e 800 mil carros.

Na época, os valores mudavam com a carroceria escolhida pelo comprador, mudando da mais simples, a roadster de 2 lugares com o conhecido no Brasil como ‘banco da sogra’, até a mais sofisticada, a Town Car. Os valores variavam entre US$ 385 até US$1400.

Todos os modelos possuíam um motor 4 cilindros em linha, com 3,3L de capacidade, o qual produzia cerca de 40HP. Refrigerado a água, não muito sofisticado para os dias atuais, o Ford Model A alcançava uma velocidade máxima de cerca de 105km/h. Fazia um consumo médio de 8km/l na estrada e na cidade, de acordo com depoimentos de colecionadores e amantes.

Acoplado a um câmbio manual de 3 marchas para frente e uma para trás, todo o sistema era não sincronizado, sendo que para trocar de marcha, era necessário dar duas pisadas no pedal da embreagem. Possuía freio a tambor nas quatro rodas, tracionadas por um varão que liga diretamente o pedal aos freios.

Entre os anos, algumas mudanças foram ocorrendo no Ford Model A, alguns detalhes como: Farol (até 1929 eram mais pontiagudos), capa do colete de radiador (1931 havia uma pintura na parte superior), lanternas auxiliares e o mais marcante em 1930, as rodas mudaram para 19 polegadas. Uma particularidade para os modelos de 1928, eles não possuíam maçanetas do lado exterior.

Muitas pessoas devem se perguntar se estes carros ainda rodam atualmente.

A resposta é muito simples, SIM! Claro que rodam, temos no Brasil diversos exemplos de pessoas, casais e famílias que viajaram e viajam com estes veículos para lugares incríveis.

A cultura dos carros Pré-Guerra vem crescendo cada dia mais, pois a procura por estes carros havia diminuído, como nós sabemos, toda história é cíclica, a procura por estes tipos de carro vem aumentando e principalmente carros que estão aptos a voltar à estrada novamente.

Podemos citar a Confraria Pré-Guerra, criada por um grupo de amigos afim de colocar estes veículos nas ruas novamente, em menos de um ano já possuem mais de 250 integrantes com seus carros voltando à ativa, fazendo passeios, almoços entre outros eventos.

Irei contar agora um pouco sobre a história de nosso Ford Model A 1931 180-A. Em meio à pandemia, eu, João Victor Siciliano, sempre pedi ao meu pai, João Siciliano, um ‘Fordinho’ para relembrar os carros que meu avô, Romeu Siciliano, gostava e colecionava na época. Ele tinha uma paixão imensa por estes carros pré-guerra, então, não podíamos deixar de ter um destes em nossa garagem.

Eu e meu pai fomos então às buscas, no começo estávamos pensando em uma ‘baratinha’, depois um Phaeton, mas lembramos deste De Luxe Phaeton de um querido amigo da família Tosini, o qual possuía na época alguns fordinhos. Seus carros sempre foram restaurados com uma atenção especial. Quando lembramos em específico deste modelo, tivemos que entrar em contato com a família para tentarmos colocá-lo em nossa garagem.

Entre negociações e conversas, o acordo foi fechado. Meu pai chegou de surpresa com o carro em nossa garagem, foi uma felicidade imensa para nossa família. Este carro agora faz parte de nosso núcleo familiar, trazendo memórias e felicidade para todos.

Para contar um pouco sobre as memórias que temos, preparei um vídeo sobre nosso Guerreiro.

 

João Victor Siciliano, 15/02/2024